top of page

Título 1

As danças árabes são formadas por dança do ventre e danças folclóricas árabes. A dança do ventre originalmente era praticada em diferentes regiões do Oriente Médio e Àsia Meridional. Com a invasão dos árabes, a dança foi propagada por todo o mundo. É composta por uma série de movimentos de vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo.A expressão dança do ventre surgiu na França, em 1893. Era conhecida no Oriente como Racks el Sharqi (literalmente "dança oriental"), ou Racks Bládi (literalmente "dança da região", e, por extensão, "dança popular"), ou pelo termo turco çiftetelli (tschifftitilli ou τσιφτετέλι, em grego). Sua origem ainda não é certa, mas acredita-se que remonta ao Período Matriarcal, como culto primitivo à Deusa Mãe como um ritual sagrado.

 

Com movimentos ondulatórios e batidos de quadril, as mulheres reverenciavam a fertilidade e celebravam a vida. Seu objetivo também era ensinar as mulheres os movimentos para lidarem com o corpo durante a época mestrual a gestação e também durante o parto.

Com o tempo, foi incorporada ao folclore árabe durante a invasão moura no país, na Idade Média. Não há, contudo, registros em abundância da evolução na Antiguidade.

 

As danças folclóricas mostram as diversidades de cada região do mundo árabe. Sua origem parte de manifestações sociais e culturais dos antepassados e relação com a natureza. Possuem música, trajes e ritmos próprios.

 

Seus benefícios são:

 

Físicos: Preparação para o parto, recuperação do tônus muscular pós -parto, combate a problemas relacionados ao abdômen (TPM, cólicas, constipação intestinal e dores renais), alongamento geral do corpo sem riscos de lesões, distensões ou contraturas (obviamente, através de exercícios bem administrados), tonificação da musculatura de forma gradual e "de dentro para fora", fortalecimento dos órgãos localizados no abdômen, tornando -os mais eficientes e ativos e ao contrário do mito, dança do ventre não dá barriga, pelo contrário, fortalece a musculatura e ajuda a secar, como qualquer atividade física queima calorias e tonifica músculos.

 

Psicológicos/emocionais/sociais: Resgatar da autoestima, aprender a sensualidade,sem vulgaridade, perceber os valores ligados ao ser humano e a natureza e não à aparência, despertar interesse por música, ritmos e cultura orientais, proporcionar o relaxamento mental/ diversão, promover a boa convivência com amigos, colegas e familiares, incentivar a boa convivência com a natureza, conscientizar sobre a responsabilidade social de cada mulher (como educadoras da nova geração).

 

Confira os dias e horários das aulas aqui.

 

 

Dança do Ventre
bottom of page